Pesquisar este blog

sábado, maio 09, 2009

Energia sem Fio? Wi-tricity. O futuro mais perto de nós!


Uma nova tecnologia vem sendo pesquisada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), baseando-se em campos próximos que obtêm energia do transmissor quando o receptor está próximo a ele, mas com tecnologias de campos afastados a fonte está continuamente transmitindo energia em todas as direções, mesmo que não haja receptor por perto.

Demonstraram com sucesso a capacidade de alimentar eletricamente uma lâmpada de 60 W a partir de uma fonte de energia situada a 2 metros de distância, com uma eficiência de cerca de 40%. Utilizaram duas bobinas de cobre com 60 cm de diâmetro, projetadas para entrar em ressonância à freqüência de 10 MHz. Uma delas estava indutivamente conectada a uma fonte de energia, sendo que a outra estava conectada à lâmpada. O arranjo fez acender a lâmpada, mesmo quando as bobinas não tinham linha reta de visada.


Pesquisadores planejam miniaturizar suficientemente o aparato de modo a permitir uso comercial do mesmo, fato que deve ocorrer entre 2010 e 2013. O Objetivo é baixar as densidades de energia radiante de forma que possam obedecer às normas Internacionais de segurança.


Prof. Allan Rangel Barros de Oliveira Barros, especialista em redes e teleprocessamento com apoio de Fontes: Wikipédia e ITM-EUA.


domingo, maio 03, 2009

Interferências Wireless

Tenho discutido bastante no meio acadêmico com alunos e colegas, além de clientes da Prof Allan.com Consultoria em TI, sobre as surpresas que enfrentamos no momento de instalarmos um Roteador wireless, rádios, Acess Points ou bridges.
Além daquelas casas, geralmente mais antigas, com paredes largas, cheias de concreto, ferro e quase sem janelas, existem outros meios que interferem muito no sinal.
Listei alguns e também pesquisando achei um autor chamado Marcelo Ferreira que em 2006 listou em um fórum alguns exemplos que facilitam nossos estudos. Vejam:

As interferências podem ser agrupadas em 04 categorias:
Objetos com alto conteúdo de água, Metais, Geradores de Rádio Frequência e Materiais densos.

- O primeiro grupo pode incluir aquários, latões com água, aquecedores de água, etc.
Presenciei isso na prática no apartamento de um cliente amigo em que sua sala de Home-Theater é divida pela de jantar por um grande e lindo aquário.

- O Segundo grupo pode incluir gabinetes de arquivos, estantes metálicas ou racks de televisão de metal, janelas de vidro com insulfilm metálico, janelas de alumínio, etc.
Mais comuns em apartamentos.

- O terceiro grupo pode incluir fornos de microondas, telefones sem fio que operam a 2.4ghz, babas eletrônicas, etc.
Presenciei isso na casa de outro grande amigo que após a ligação de um Router TPLINK 54mbp/s ouví um chiado (ruído) alto e contínuo vindo do centro da sala, quando me deparei com uma babá eletrônica! Voltei para o Router, altereiu seu canal variando de 6 a 12 mas a frequência no TP LINK não altera, o que permitiu a continuação do barulho. Solução?? Alterei a babá de lugar na casa!!!

- O quarto grupo pode incluir muitas paredes de alvenaria, paredes de pedra de lareira, paredes muito densas, etc.
Por exemplo, casas antigas e instituições financeiras.

Por Prof. Allan Rangel Barros de Oliveira Barros - Especialista em Comunicação de dados e redes de computadores. FONTE ADICIONAL: Sr. Marcelo Ferreira no fórum do Mundo wi-fi.