Pesquisar este blog

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Prof Allan Rangel Barros de Oliveira Barros

Britânicos mostram novidades para educação especial
Birmingham (Inglaterra) - A maior feira de educação do Reino Unido, que apresenta as últimas novidades em recursos para o aprendizado, tem entre seus destaques vários equipamentos de alta tecnologia, mas o estande de Peter e Ann-Marie Greatwood chama tanta atenção quanto os de softwares educativos. O casal vende puppets.
São ursinhos de pelúcia, simples como os mais antigos do gênero, nos quais se pode introduzir a mão e fazer os bracinhos se movimentarem. Ann-Marie começou a fazer estes puppets há 20 anos, por ser apaixonada pelos tradicionais teddy bears, e passou a vendê-los aos também apaixonados pelo bonequinho. Então a procura aumentou e ela abriu uma empresa. Descobriu que abastecia professores de educação infantil e de crianças com deficiências.
Neste ano a Hand Puppets UK Limited estreou na Education Show, em Birmingham, re-inaugurando com outros 38 expositores a chamada Special Needs Village, dedicada a recursos para educação especial. A empresa de Ann-Marie não cresceu tanto, mas se profissionalizou. Os puppets feitos à mão, coisa de 20 por semana, agora têm a companhia de versões industrializadas, feitas na China em maior quantidade para atender a demanda.
O design é o mesmo, seguindo um rigoroso critério de simplicidade. "O importante é que a criança possa olhar para o puppet, seguir seus movimentos e soltar a imaginação", diz ela. "Os ursinhos são simpáticos, não assustam os pequenos com narizes estranhos", completa Peter, que se aposentou da agência aerospacial britânica, onde trabalhava como engenheiro projetista, e há dois anos assumiu a administração da empresa para fornecer estes "estimuladores de imaginação".

Nenhum comentário: