Pesquisar este blog

quarta-feira, abril 29, 2009

Internet pela Tomada (PLC)

Power Line Comunication, popularmente ficando conhecida como Internet pela tomada já está sendo usada por usuários domésticos em parte do território nacional mais especificamente São Paulo (segundo Eletropaulo Telecom) e Santo Antônio da Platina, norte do estado do Paraná (segundo coordenador orlando Cesar de Oliveira) da COPEL. *Fonte: abusar.org.br

Segundo estudos e pesquisas posso dizer que o medo de interferências é real, pois o PLC trabalha no formato paralelo, ou seja, qualquer ponto de energia na casa pode ser um canal de interrupção.

Segurança
Toda comunicação do PLC é criptografada. Alguns protocolos como o HomePlug 1.0 utilizam criptografia DES de 56 bits. Os dados estão sempre em rede local porque esta tecnologia não ultrapassa a caixa elétrica da casa. Contém de fato muito mais segurança do que o Wi-Fi, que pode ser visível pelos vizinhos e que necessita uma identificação por usuário e senha.
Embora os pacotes de conexão sejam seguros, as conexões físicas são realizadas diretamente na tomada de energia elétrica, deixando o hardware exposto às variações de tensão e raios.

Interferência do PLC na rede elétrica
A PLC eventualmente interfere em telefones sem fio e receptores de rádio. A parte da banda de rádio de onda média - 1,7 a 3 MHz - e toda a onda curta - 3 a 30 MHz - ficam completamente prejudicadas e inutilizáveis. Outros equipamentos podem causar interferências em uma rede PLC, como motores de escova e os dimmers de luz. Entre os motores domésticos, destacam-se os secadores de cabelos, aspiradores e as furadeiras elétricas. Além desses, chuveiros elétricos também podem interferir no PLC.
Outro ponto importante da PLC é a conexão com equipamentos bloqueadores de freqüência (filtros de linha) e os equipamentos isoladores (estabilizadores) ou que sejam alimentados por fontes chaveadas (no-breaks): os equipamentos PLC não podem ser ligados nestes.
No caso dos no-breaks, a saída da rede elétrica é isolada, e nos filtros de linha as altas freqüências são bloqueadas, o que impossibilita o funcionamento da rede.
A interferência da PLC ocorre na faixa de 1,6 a 30 MHz, nos equipamentos de comunicação das forças armadas, no controle de tráfego aéreo, nas comunicações navais, radioamadores, ionosondas e pesquisas de radioastronomia em HF. Estudos devem ser feitos para que exista uma recomendação ou proibição do uso do PLC.
O uso irregular da PLC pode trazer sérios problemas para o serviço móvel aeronáutico e controle de tráfego aéreo que usam a faixa de HF para estabelecer seus enlaces de comunicações.

Por Prof. Allan Rangel Barros de Oliveira Barros
Fontes de apoio: Wikipedia e abusar.org

quarta-feira, abril 22, 2009

Novas matérias

Acessem www.educacaonanet.com.br para para mais matérias publicadas recentemente por Allan Rangel.

Tipos de Banda Larga

No início deste bimestre estudaremos as mais variadas tecnologias de acesso à Internet.
Como referência vejamos:
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/ult6035u3.jhtm


Podemos ver também revisão de DNS de uma forma bem didática:
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/redacao/dns.jhtm



Sds a todos meus alunos e leitores das minhas matérias.
Prof. Allan Rangel Barros de Oliveira Barros
Teleprocessamento - Faculdade Anhanguera Taboão da Serra e Faculdade Nossa Cidade Carapicuíba.
profallan@uol.com.br