Power Line Comunication, popularmente ficando conhecida como Internet pela tomada já está sendo usada por usuários domésticos em parte do território nacional mais especificamente São Paulo (segundo Eletropaulo Telecom) e Santo Antônio da Platina, norte do estado do Paraná (segundo coordenador orlando Cesar de Oliveira) da COPEL. *Fonte: abusar.org.br
Segundo estudos e pesquisas posso dizer que o medo de interferências é real, pois o PLC trabalha no formato paralelo, ou seja, qualquer ponto de energia na casa pode ser um canal de interrupção.
Segurança
Toda comunicação do PLC é criptografada. Alguns protocolos como o HomePlug 1.0 utilizam criptografia DES de 56 bits. Os dados estão sempre em rede local porque esta tecnologia não ultrapassa a caixa elétrica da casa. Contém de fato muito mais segurança do que o Wi-Fi, que pode ser visível pelos vizinhos e que necessita uma identificação por usuário e senha.
Embora os pacotes de conexão sejam seguros, as conexões físicas são realizadas diretamente na tomada de energia elétrica, deixando o hardware exposto às variações de tensão e raios.
Interferência do PLC na rede elétrica
A PLC eventualmente interfere em telefones sem fio e receptores de rádio. A parte da banda de rádio de onda média - 1,7 a 3 MHz - e toda a onda curta - 3 a 30 MHz - ficam completamente prejudicadas e inutilizáveis. Outros equipamentos podem causar interferências em uma rede PLC, como motores de escova e os dimmers de luz. Entre os motores domésticos, destacam-se os secadores de cabelos, aspiradores e as furadeiras elétricas. Além desses, chuveiros elétricos também podem interferir no PLC.
Outro ponto importante da PLC é a conexão com equipamentos bloqueadores de freqüência (filtros de linha) e os equipamentos isoladores (estabilizadores) ou que sejam alimentados por fontes chaveadas (no-breaks): os equipamentos PLC não podem ser ligados nestes.
No caso dos no-breaks, a saída da rede elétrica é isolada, e nos filtros de linha as altas freqüências são bloqueadas, o que impossibilita o funcionamento da rede.
A interferência da PLC ocorre na faixa de 1,6 a 30 MHz, nos equipamentos de comunicação das forças armadas, no controle de tráfego aéreo, nas comunicações navais, radioamadores, ionosondas e pesquisas de radioastronomia em HF. Estudos devem ser feitos para que exista uma recomendação ou proibição do uso do PLC.
O uso irregular da PLC pode trazer sérios problemas para o serviço móvel aeronáutico e controle de tráfego aéreo que usam a faixa de HF para estabelecer seus enlaces de comunicações.
Por Prof. Allan Rangel Barros de Oliveira Barros
Fontes de apoio: Wikipedia e abusar.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário