Outsourcing como fator de redução de custos
Esse artigo é o resumo de algumas modalidades de outsourcing discutidas no webmeeting de 13 de outubro de 2008 dentro do projeto de colaboração entre lideres de TIC.
Desktop Outsourcing: contrato plurianual que envolve a gestão da infra-estrutura (software e hardware) das estações clientes, incluindo notebooks com acesso remoto; Os serviços de suporte incluem apenas a determinação e resolução ao nível do hardware ou do sistema operacional; Os ativos podem ser do cliente, do prestador do serviço ou de outro terceiro; Os contratos podem incluir a transferência de empregados, ativos e instalações para o prestador de serviço.
LAN Outsourcing: contrato plurianual ou anual que envolve a responsabilidade da gestão operacional de hardware, software e periféricos de conexões por cabo ou de redes sem fio; Os serviços incluem vários níveis de operação: gestão da help-desk, suporte a equipamentos de telecomunicações, distribuição, software e softwares de gestão; Excluem conexões de WAN e PABX; Os ativos podem ser do cliente, do prestador do serviço ou de outro terceiro; e, so contratos podem incluir a transferência de empregados, ativos e instalações para o prestador de serviço.
WAN Outsourcing: serviço que vai além da gestão operacional da rede e dos equipamentos; O conceito é utilizado quando o prestador de serviços assume todo o ciclo de vida da rede e fornece serviços de valor agregado; O provedor de serviços é o principal contratante e não possui, necessariamente, a sua própria rede; O papel do prestador de serviços é fazer a gestão da rede e o planejamento da evolução da rede, incluindo upgrades de hardware, software e circuitos; O cliente deve manter pessoal especializado para fazer o planejamento estratégico da rede.
Web hosting: serviço que inclui a hospedagem de aplicações, é a terceirização de parte ou de toda a gestão e infra-estrutura para aplicações e conteúdo de Internet; O serviço inclui o Internet data center, largura de banda para acesso a Internet, capacidade de computação e armazenamento, além dos serviços de gestão e outros associados; A infra-estrutura pode ser compartilhada ou dedicada; Normalmente, o serviço é responsável pela operação do dia-a-dia da infra-estrutura; A transferência de ativos e pessoal técnico é rara; Os clientes tendem a fornecer suas próprias licenças de software e hardware.
Help-desk Outsourcing: contrato plurianual ou anual responsável pelo suporte de nível 0 (self-help), nível 1 e nível 2 dos recursos do cliente no local ou remotamente; O nível 1 gerencia problemas dos usuários que possuem respostas padronizadas; O nível 2 trata problemas que exigem respostas especializadas; Os fornecedores de serviços de help-desk prestam serviços de forma autônoma, incluído dentro de um pacote de desktop, data center, aplicações ou serviços de gerenciamento de redes; Muitas vezes esse serviços são vistos como desvinculados dos serviços de desktop.
Colocation: provisionamento de recursos no data center, juntamente com facilidade de acesso à Internet e redes privadas (WAN); A responsabilidade principal pela gestão do ambiente dos recursos é do cliente; Os provedores de serviços podem fornecer seu própriobackbone ou utilizar outras redes de acesso; Os provedores podem oferecer outros serviços, mas isso poderia descaracterizar o serviço.
Data Center Outsourcing: contrato plurianual ou anual responsável pela gestão operacional da plataforma computacional; O serviço inclui os servidores, armazenamento e qualquer combinação de produtos e serviços profissionais; Alternativa viável para a consolidação de data centers oferecendo novas facilidades de recursos; Alternativa para a transição dos sistemas legados para novos sistemas; Usar como estratégia para o desenvolvimento de novos sistemas, fazendo a terceirização dos sistemas antigos para liberar recursos internos para o desenvolvimento dos novos sistemas.
fonte: efagundes.com
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