Em tempos que o negócio da maioria das organizações está cada vez mais dependente de
Tecnologia da Informação, o setor procura maneiras de atender a demanda de forma eficiente
e eficaz. Porém a prática já demonstrou que, para garantir a segurança e disponibilidade dos
serviços prestados por um departamento de TI, apenas tecnologia de ponta não é o suficiente.
Para alcançar a excelência operacional, uma integração ideal deve ser feita entre Pessoas,
Processos e Tecnologias.
Com base nesta necessidade, nasceu a biblioteca ITIL, que é um conjunto de livros com
melhores práticas relacionadas ao gerenciamento de serviços de TI, mas não vou falar muito
sobre esta biblioteca aqui, pois acredito que não seja necessário, além de não ser nosso foco
neste primeiro momento. Uma característica fundamental da ITIL é que ela pode ser adaptada
ao ambiente de sua empresa, ou seja, você adota as práticas que a biblioteca sugere de
acordo com o que precisar. Foi assim que entre o final de 1999 e o início de 2000 a Microsoft
lançou a Microsoft Operations Framework - MOF, uma documentação que oferece
recomendações para planejar, aplicar e manter processos operacionais que suportem serviços
de missão crítica.
A Microsoft adotou as práticas da ITIL e adaptou para seu ambiente, junto com esta adaptação
a empresa uniu à sua documentação as experiências e sugestões de seus funcionários,
parceiros e clientes, adquiridas no dia-a-dia de operações e projetos, formando assim o que
hoje conhecemos por MOF. De 1999 até 2007, o MOF sofreu algumas alterações e correções e
atualmente contamos com a versão 3 que ainda tem como base a versão 2 da ITIL. Portanto,
em breve podemos esperar novidades, pois como a versão 3 da ITIL acabou de ser lançada
provavelmente a Microsoft surgirá com uma nova versão do MOF também.
FONTE: CLEBERMARQUES.COM
FONTE: CLEBERMARQUES.COM
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