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sábado, abril 02, 2011

Microsoft Operations Framework (MOF) como base ITIL


Em tempos que o negócio da maioria das organizações está cada vez mais dependente de 
Tecnologia da Informação, o setor procura maneiras de atender a demanda de forma eficiente 
e eficaz. Porém a prática já demonstrou que, para garantir a segurança e disponibilidade dos 
serviços prestados por um departamento de TI, apenas tecnologia de ponta não é o suficiente. 
Para alcançar a excelência operacional, uma integração ideal deve ser feita entre Pessoas, 
Processos e Tecnologias. 

Com base nesta necessidade, nasceu a biblioteca ITIL, que é um conjunto de livros com 
melhores práticas relacionadas ao gerenciamento de serviços de TI, mas não vou falar muito 
sobre esta biblioteca aqui, pois acredito que não seja necessário, além de não ser nosso foco 
neste primeiro momento. Uma característica fundamental da ITIL é que ela pode ser adaptada 
ao ambiente de sua empresa, ou seja, você adota as práticas que a biblioteca sugere de 
acordo com o que precisar. Foi assim que entre o final de 1999 e o início de 2000 a Microsoft 
lançou a Microsoft Operations Framework - MOF, uma documentação que oferece 
recomendações para planejar, aplicar e manter processos operacionais que suportem serviços 
de missão crítica. 
A Microsoft adotou as práticas da ITIL e adaptou para seu ambiente, junto com esta adaptação 
a empresa uniu à sua documentação as experiências e sugestões de seus funcionários, 
parceiros e clientes, adquiridas no dia-a-dia de operações e projetos, formando assim o que 
hoje conhecemos por MOF. De 1999 até 2007, o MOF sofreu algumas alterações e correções e 
atualmente contamos com a versão 3 que ainda tem como base a versão 2 da ITIL. Portanto, 
em breve podemos esperar novidades, pois como a versão 3 da ITIL acabou de ser lançada 
provavelmente a Microsoft surgirá com uma nova versão do MOF também.

FONTE: CLEBERMARQUES.COM

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