Pesquisar este blog

segunda-feira, outubro 10, 2005

Prof Allan Rangel Barros de Oliveira Barros: October 2005

Tecnologia de Impressão também não tem limites!!!!!!!!!!
Veja o que a Empresa Printfacil de Ribeirão Preto nos diz das novidades:

Semelhante à jato de tinta mas que utiliza tinta pigmentada gelatinosa ao invés de corante líquido a RICOH lança no mercado a única impressora a gel do mundo.

Batizado de GelSprinter, esse sistema é a base da nova impressora Aficio G500, que já está disponível nos canais de venda da Ricoh no Brasil.

Segundo o Sr. Julio Barros Diretor da Print Facil, a G500 vem preencher uma lacuna no mercado corporativo, que demanda por impressões em cores num baixo volume que até hoje foi atendida por soluções a jato de tinta cuja produtividade e/ou seu custo por página impressa deixa às vezes a desejar.

A clássica solução para o custo sempre foi a laser monocromática que, apesar de ligeira, carece do potencial de informação e riqueza visual que os sistemas em cores proporcionam.

Sob esse ponto de vista, a Afício G500 GelSpinter se posiciona como um meio termo entre as jato de tinta mais voltadas para o mercado SOHO e as lasers em cores de custo mais elevado.

Com o preço sugerido de 1.699 reais, a G500 é um equipamento mais voltado para produtividade, sendo capaz de imprimir até 19 ppm (páginas por minuto), segundo dados da empresa.

Para isso, ela conta com uma cabeça de impressão relativamente larga (3,2 cm) o que permite cobrir uma maior área do documento com um menor número de passadas.

Para garantir uma passagem precisa do documento pelo mecanismo de impressão, ao invés de roletes de tração a G500 utiliza uma cinta de transporte que mantém contato físico sobre toda a superfície da mídia a ser impressa impedindo que a mesma saia do alinhamento.

Finalmente, sua tinta é uma combinação de pigmento diluído numa base de gel que, segundo a Ricoh, permite um posicionamento mais preciso da gotícula de tinta (já que ela não escorre) e sua secagem é mais rápida, o que evita que uma página recentemente impressa grude na próxima que acabou de sair do equipamento.

Outra vantagem desse sistema é que, devido à sua viscosidade, a tinta não escorre do reservatório o que torna esse sistema bastante limpo, mesmo na hora de trocar os cartuchos.

A tecnologia de impressão é parecida com a usada pela Epson (piezo elétrica) mas, ao contrário desta, os cartuchos de tinta (um para cada cor) não são montados sobre a cabeça de impressão, e sim num compartimento frontal de fácil acesso, sendo que a tinta é enviada para o cabeçote por meio de tubos.

Apesar disso tudo, a G500 possui algumas excentricidades para um equipamento supostamente de uso corporativo. A maior delas é a inexistência de suporte para rede local, já que sua única porta de comunicação é do tipo USB, o que faz com que a mesma precise estar ligada num PC em rede para que seu uso possa ser compartilhado com outros equipamentos.

Além disso, ela não possui suporte para algumas linguagens de programação como PCL ou PostScript, apenas GDI da Microsoft o que limita o seu uso fora do mundo PC com Windows.

Nenhum comentário: