Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 18, 2005

Prof Allan Rangel Barros de Oliveira Barros

Accor Tour reduz custos em 35% após adoção de VPN
"HOTÉIS"
A solução encontrada pela Accor Tour, pertencente ao Grupo Accor, atuante no setor de hotelaria, turismo e serviços, para reduzir custos de TI e manter a comunicação entre matriz e filiais, foi a substituição das conexões de frame relay por rede virtual privada.
O retorno sobre o investimento ocorreu dois meses após o fim da implementação da solução e os gastos mensais de comunicação foram reduzidos em 35%.

Com apenas dois anos de vida, a empresa percebeu a necessidade de expansão da rede e conta que o VPN se adequou ao orçamento, às exigências de qualidade e ainda permitirá sensível ganho de segurança na informação, já que haverá menos redundância na conexão.
A matriz está sediada em São Paulo e os escritórios interligados ficam localizados no Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e São José do Rio Preto (SP), onde fica o fornecedor do software de gestão (ERP).

Antes do projeto, a Accor Tour afirma que era necessário uma semana para atualizar o software de gestão, e que hoje isso acontece de forma automática. Com a redução de custo da solução, foi possível criar links redundantes que garantem a segurança dos dados, já que se um link cai, o outro assume automaticamente.

No projeto, que foi desenhado e implantado em apenas 15 dias pela integradora NetMicro, foi empregada a tecnologia ADSL (via internet).
Além da solução VPN, uma solução composta por software, hardware e serviços sob demanda, o Office On demand, também foi usado. Esta solução é usada por 40 usuários, mas existe o interesse de expandir para as filiais e outras empresas do Grupo.


Nenhum comentário: